Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Capacitação de Servidores das VECs/TJRS



Durante o ano de 2011 a Corregedoria-Geral da Justiça promoveu três Cursos de Capacitação de Servidores de Execuções Criminais.

Ao todo, aproximadamente 200 servidores atuantes na área da Execução Criminal, de todas as comarcas do Estado, tiveram a oportunidade de obter maior atualização e aperfeiçoamento de seus conhecimentos.

De acordo com a Oficial Escrevente da VEC Morgana Bertolini, da Comarca de Lagoa Vermelha, as atividades possibilitaram a renovação e atualização dos conhecimentos acerca da execução penal. Para a servidora, o curso proporcionou a troca de experiências entre os colegas que trabalham especificamente na área, compartilhando dificuldades comuns e a solução para os problemas diários.

A satisfação com o Curso de Capacitação foi demonstrada também pela servidora Marília Rodrigues Kober, da Comarca de Lajeado. Avaliou que a iniciativa é importante, por ser comum, no decorrer do trabalho, que surjam dúvidas em relação ao cumprimento de alguns processos, especialmente em razão da complexidade da matéria. “Acredito que deveriam ser oportunizados mais cursos como esse, pois com certeza isso motiva o trabalho, nos sentimos mais qualificados a desenvolver nossos afazeres”, enfatizou.

Os cursos foram divididos de acordo com as características das VECs: sem presídio, de pequeno porte e de médio e grande porte. Para o ano de 2012 serão mantidos os três cursos específicos para servidores das Varas de Execuções Criminais, seguindo-se a formatação do ano de 2011.

Avaliação

Convidados a avaliar a capacitação, grande parte dos servidores se mostrou satisfeita: 97,5% classificou como “muito bom” ou “bom”. Comparando o nível de conhecimento sobre os conteúdos abordados, antes do curso, apenas 8,16% dos participantes consideravam “muito bom”. Após o treinamento, 31,25% passaram a avaliar seu nível de conhecimento como “muito bom”. O conceito “razoável” caiu de 34,69%, antes, para 6,25%, depois

Já o nível de aplicação dos temas da capacitação na rotina de trabalho foi considerado “muito bom ou bom” por 77,28% e “razoável” por 20,45%. Para 82,76% dos participantes, o aprendizado obtido é utilizado “sempre” ou “quase sempre”. Além dos conhecimentos técnicos, o curso também aumentou a motivação no trabalho para 70,83% dos servidores e proporcionou maior autoconfiança em relação à capacidade de executar o trabalho com sucesso para 62,05%.

FONTE: Imprensa TJRS-INFORMATIVO ELETRÔNICO EDIÇÃO 193

Nenhum comentário:

Postar um comentário